sexta-feira, 26 de maio de 2023
UNICATA: Universidade com e para catadoras e catadores - QUEM SOMOS
A visão da UNICATA é de uma universidade baseada na pedagogia da educação popular do Paulo Freire, na democracia do conhecimento e na prática da aprendizagem em pares. Essa universidade visa ampliar o acesso ao conhecimento e expandir as possibilidades de reflexão, para uma categoria que geralmente sofre da exclusão social e de alta vulnerabilidade. Imaginamos um espaço de excelência onde se possa sonhar, ousar, inovar e inspirar-se com ideias e realizações transformadoras no campo da educação popular dos movimentos sociais de catadoras e catadores.
2. Objetivo
Criar um espaço de estudo apropriado para o complexo universo socioeconômico e cultural das catadoras e dos catadores, para promover o acesso, o compartilhamento e a construção de diversos conhecimentos que sejam significativos para essa população.
Desenvolver e disseminar um modelo educativo que se baseia na pedagogia da educação popular. Compreende todos os seres humanos como produtores de conhecimento, reconhece que o contexto de cada aluno importa, respeitando a cultura, os saberes populares, os valores e capacidades individuais que todos trazem consigo.
Criar uma prática de ensino onde educadores e alunos se tornarão agentes de mudança na transformação de suas vidas e da sociedade. No cotidiano dessa aula são levantadas questões de classe social, raça e diversidade de gênero, para recuperar e reconstruir a democracia.
Desenvolver conteúdo curricular que seja inovador e adequado ao contexto das catadoras e dos catadores e que promove a sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Criar de forma coletiva conhecimentos baseados nos saberes populares e saberes científicos com o objetivo de formar profissionais na catação, classificação e transformação de materiais recicláveis, tendo em vista a educação política e ambiental, geração de renda, negócios sustentáveis, economia circular, políticas públicas e outros assuntos relacionados aos resíduos sólidos e a possíveis transformações no contexto da gestão de resíduos sólidos.
Incluir os alunos como pesquisadores em diversos projetos de estudo relacionados a assuntos de interesse dos catadores e catadoras.
3. Histórico
Resultado de uma parceria de pesquisa participativa de muitos anos entre cooperativas de catadores em São Paulo (SP), pesquisadores da Universidade de Victoria em British Columbia, Canadá (UVic) e pesquisadores da Universidade Federal de ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, esses parceiros têm se envolvido em várias iniciativas, notadamente o projeto Brasil-Canadá (financiado pela CIDA, Projeto UPCD Tier 2 S61268-571), o atual projeto Mapeamento de Governança de Resíduos (financiado pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá, Parceria 890-2016-0098) e o projeto Rede de Reciclagem (financiado pelo Conselho Sueco de Pesquisa 2016-06289).
O projeto Brasil-Canadá, que decorreu entre 2005-2015, ofereceu treinamentos às cooperativas de catadores englobando desde inclusão digital até saúde ocupacional. Devido à capacidade construída através desses programas de treinamento, as cooperativas desenvolveram os primeiros centros de triagem e criaram redes cooperativas de catadores em SP, na Região Metropolitana, no litoral e no interior. Em alguns casos, o diálogo com agentes do governo promoveu a construção de políticas públicas inclusivas com catadores e o desenvolvimento de Planos Integrados de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A UNICATA, é um projeto colaborativo, uma parceria entre pesquisadores, educadores e profissionais, incluindo catadores autônomos e organizados, o movimento nacional de catadores, organizações não governamentais, centros de pesquisas e mais.
Em 2022 iniciamos uma pesquisa com catadores e catadoras para conhecer suas aspirações, necessidades e vontades em relação à possibilidade de estudar. Dessa forma conhecemos melhor o contexto socioeconômico, cultural e político atual dos catadores para podermos trazer um ensino que seja relevante para essa população. Desde então realizamos duas oficinas para compartilhar e discutir a proposta da UNICATA e elaborar o primeiro modulo introdutório, que será oferecido a partir de 15 de abril, com aulas aos sábados, entre abril e começo de julho. Os alunos que completarem o 1. Modulo de forma satisfatória receberão um certificado de extensão das Universidades envolvidas na construção da UNICATA.
Despois desse projeto piloto do primeiro modulo, seguem mais cinco módulos, para completar o curso completo na UNICATA.
-
1. Visão A visão da UNICATA é de uma universidade baseada na pedagogia da educação popular do Paulo Freire, na democracia do conhecimento ...
-
Objetivos – Espera-se que os estudantes consigam: Geral – Refletir e organizar a compreensão de forma crítica sobre movimentos sociais, in...
-
OBJETIVOS PRINCIPAIS DA UNICATA Criar um espaço de estudo inclusivo Desenvolver e disseminar um modelo educativo que se baseia na pedagogi...